segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O que o norte mineiro precisa saber

VALDECI DO CARMO LIMA


NASCIDO EM PIRAPORA NO DIA 14 DE SETEMBRO DE 1978.


CAMPEÃO INVICTO EM 1998 PELOS JUNIORES DO SPORTE CLUB SANTA MARIA.

Aos 23 anos de idade, Valdeci estava no aeroporto da cidade de Pirapora no momento em que ocorria um assalto, pouco tempo depois os criminosos foram identificados pela polícia. Identificado pelos assaltantes como suposto delator, Valdecir foi alvejado por vários disparos de armas de fogo, sendo que um deles atingiu sua coluna vertebral.

Valdeci foi internado e operado no dia do aniversario em 14 de setembro de 2001, em seguida foi encaminhado para a Santa Casa de Montes Claros onde foi submetido a uma delicada cirurgia, ficando no CTI em estado de coma por quase 5 (cinco) anos.

Um ano após ter despertado do estado de coma, a prefeitura da cidade Pirapora foi procurada pela Santa Casa de Montes Claros para encaminhamento do paciente, com todo o suporte para atendimento, para a cidade de origem, afim de que ficasse mais perto dos familiares, humildes e de poucas posses, pessoas simples.

Uma junta médica (ou comitê de desperdício de dinheiro público) da cidade de Pirapora dirigiu-se a cidade de Montes Claros verificar a situação. Na avaliação do paciente não dispenderam nem uma hora para concluir o trabalho, recusando-se o encaminhamento de Valdeci para sua cidade natal. Porém, em seguida foram se fartar na melhor churrascaria da cidade, à custa do erário público.

Até um mês atrás Valdeci continuava “hospedado” no quarto 72 da enfermaria masculina na Santa Casa de Montes Claros, sendo cuidado maravilhosamente por todos que trabalham na da Santa Casa de Misericórdia.

É preciso que todos saibam e repudiem atitudes escabrosas como essa cometidas pela prefeitura de Pirapora, que não se dignifica a olhar pelos que não podem mais votar.

E as histórias dos outros prefeitos? Seria bom um jornalismo compromissado com a verdade fizesse uma reportagem investigativa dos últimos 25 anos sobre as prefeituras do norte de Minas, sendo um bom começo o combate aos fichas sujas.

Em tempo,

No dia 28 de novembro do corrente ano, às 08:30 horas aproximadamente Valdeci faleceu, encurtando assim o seu sofrimento. Comunicados pela Santa Casa, funcionários da prefeitura de Pirapora vieram como abutre, atrás do corpo do meu amigo de pouco tempo, nervosos porque estavam ansiosos para levá-lo como troféu para enterrar na cidade onde ele deveria estar. Não tive coragem de ligar para Aline, uma amiga fiel, para comunicar a morte dele.

Pode ter certeza onde você estiver Valdeci, seus amigos e parentes que consideravam e te admiravam nunca vão te esquecer. Afinal, por que a Prefeitura de Pirapora iria se preocupar em levar você para o hospital de sua terra? Mesmo liberando todo equipamento fornecido pela Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, você não dava mais voto.

Vamos ajudar o Norte de Minas, não reelejam ninguém, é a resposta do povo.


Danilo Dávila
Secretário Geral Coordenadoria PSOL Norte de Minas
Diretório Estadual do PSOL-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário